• Artigos: 0
  • Total: 0,00 €

Ampliar a imagem


Nossa Fada Morgana (a) - Viagem Pelos Imaginários

Maria Manuela Cruzeiro 

Colecção: Textos

Editor: Edições Afrontamento

Ano de edição: 2017

Tipo de artigo: Livro

ISBN: 9789723615548

C.I.: 00000289323

Número de páginas: 265

Local edição: Porto

Idioma: Português

Encadernação: Brochado

Prefácio: Lourenço, Eduardo

Em stock, enviamos para o correio, até 24 horas.
(Salvo ruptura de stock)

Preço: 15,00 €

adicionar ao cesto

Comente este livro

Adicione à sua Lista de LeituraAdicione à sua Lista de Leitura

 Partilhar: 

O livro por dentro

contra capa

Sinopse

"Os homens da resistência europeia não foram nem os primeiros nem os últimos a perder o seu tesouro. a história das revoluções poderia ser narrada em forma de parábola, como a lenda de um tesouro sem época que, nas mais diversas circunstâncias, aparece bruscamente de improviso e desaparece novamente em outras condições misteriosas, como se fora uma fada Morgana".
Hannah Arendt "Não aparece uma revolução assim do pé para a mão, se calhar nunca mais terei outra ocasião de ver um regime esticar o pernil, se é que não se trata dum engano, fada morgana".

Almeida Faria "Como estenógrafa incontornável do fait divers comentado pelos seus actores, já Maria Manuela Cruzeiro cumprira a sua missão. Mas não se ficou por essa missão de cronista-mor da Revolução falada em primeira instância. ao tentar desenhar o mapa das visões em busca da realidade, sem as quais não há revolução no sentido moderno do termo - pelo menos desde a Revolução Francesa -, propôs-se descobrir e evocar, se não todas, pelo menos as mais actuantes do inconsciente histórico onde emerge a utopia revolucionária específica que a nossa Revolução de Abril encarnou". [Do Prefácio]

Sobre o Autor

Maria Manuela Cruzeiro é licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Social e Política. As suas áreas de especialização são a história cultural, movimentos de resistência ao Estado Novo, testemunho e memória da revolução, problemática da história oral e suas relações com a história e a memória e aplicação da história oral ao estudo da revolução de 25 de Abril de 1974. Colaboradora regular em variadas revistas e jornais da especialidade, bem como em obras colectivas, oradora em colóquios, congressos e outros encontros científicos, é também autora de diversas obras, entre as quais se destacam: Costa Gomes - o Último Marechal, Vasco Gonçalves - um General na Revolução, Melo Antunes - o Sonhador Pragmático, Vasco Lourenço - do Interior da Revolução, Maria Eugénia Varela Gomes - Contra Ventos e Marés, Tempos de Eduardo Lourenço (em co-autoria com Maria Manuel Baptista) e Anos Inquietos - Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974) (em co-autoria com Rui Bebiano).